Parcelamento IPTU 2022

Todo começo de ano é a época em que as contas anuais começam a chegar, como é o caso de impostos, como IPVA, IPTU 2022, por exemplo. Se necessário, você pode realizar o parcelamento IPTU 2022. Abaixo você pode conferir como efetuar o parcelamento IPTU 2022, que facilita o pagamento dessas contas, evitando atrasos, multas e inadimplência.

Parcelamento IPTU 2022
Parcelamento IPTU 2022

Veja também:

O que é IPTU?

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano, conhecido popularmente como IPTU, é um imposto cobrado anualmente de todos os indivíduos que têm um imóvel ou por alguns indivíduos que alugam um imóvel.

Todo o dinheiro arrecadado é destinado para os cofres públicos, e todo esse dinheiro serve para o pagamento das contas da administração municipal, como o pagamento dos funcionários públicos, obras na cidade ou investimentos que tragam benefícios para o benefício, desde que esses gastos sejam devidamente justificados.

Confira como funciona o IPTU 2022:

A cobrança do IPTU é de responsabilidade de cada prefeitura, sendo que ela define seus critérios de cobrança e para quais fins o dinheiro será destinado. Além disso, a prefeitura também estabelece o valor do IPTU com base em um cálculo que leva em consideração o valor venal do imóvel, além de taxas e descontos que variam de acordo com o município.

O IPTU comumente é pago pelo proprietário do imóvel, mas em casos de locação pode ser estabelecido no contrato que o inquilino arque com os custos do IPTU também. Entretanto, em casos de atraso, a multa vem no nome do proprietário, pois a responsabilidade final pelo imóvel e por suas contas é dele.

Parcelamento do IPTU 2022

Embora as prefeituras determinem um percentual de desconto no valor do IPTU para quem faz o pagamento à vista, para facilitar o pagamento IPTU 2022 e evitar atrasos e casos de inadimplência é possível parcelar o valor final do IPTU. O proprietário de imóvel que deixar o IPTU atrasar paga multas, que são estabelecidas por cada prefeitura.

No próprio carnê do IPTU é possível consultar quais as parcelas disponíveis e qual o valor de cada parcela. Embora os especialistas falem que pagar o IPTU à vista é mais vantajoso por conta do desconto, muitas vezes esse desconto é de 3%, e o indivíduo pode estar sem esse dinheiro por conta das contas do começo do ano.

Confira mais sobre o IPTU:

Com o parcelamento é possível pagar o valor em prestações, diretamente para a prefeitura, ou através de instituições financeiras que financiam o valor através do cartão de crédito.

Como é calculado o valor do IPTU?

O cálculo do IPTU depende dos critérios estabelecidos pela prefeitura, mas de maneira geral o IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, o preço do imóvel estabelecido pelo poder público. Nesse valor são aplicados descontos e acréscimos, que resultam no valor final do IPTU.

Anualmente o valor do IPTU é ajustado, pois considera-se que o imóvel valoriza anualmente. Entretanto, caso o cidadão discorde do valor cobrado ou do valor venal, pode fazer uma reclamação formal para que uma reavaliação seja realizada.

Deixar uma resposta