2ª Via IPTU 2022

Se você perdeu a data de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano, poderá emitir a 2ª Via IPTU 2022. A notícia boa é que alguns gastos anuais, como IPVA e IPTU, podem ser parcelados, evitando atrasos no pagamento e inadimplência. Abaixo você pode conferir como emitir a 2ª Via IPTU 2022.

2ª Via IPTU 2022
2ª Via IPTU 2022

Saiba também como realizar o parcelamento do IPTU 2022.

IPTU 2022

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU 2022, é um imposto cobrado todo começo de ano de todos os indivíduos que têm um imóvel registrado em seu nome, ou então de indivíduos que alugam um imóvel e têm estabelecido no contrato que devem arcar com o valor do IPTU juntamente ao aluguel.

No entanto, em casos de locação, o não pagamento do IPTU 2022 é atribuído ao proprietário, pois entende-se que o imóvel é de sua inteira responsabilidade.

Todo dinheiro que é arrecadado com o IPTU dos imóveis é destinado para a prefeitura do município, assim o dinheiro pode ser usado para despesas públicas, como para a realização de obras na cidade, pagamento de serviços públicos e diversos outros investimentos.

Leia mais sobre o IPTU 2022:

Pagamento IPTU

De maneira geral, os valores de IPTU são calculados com base no valor venal do imóvel, mas cada município tem seu próprio cálculo, pois são levados em consideração impostos, taxas e descontos, que são debitados no valor final do IPTU. Esse valor aumenta a cada ano, pois considera-se que há uma valorização anual do imóvel.

A forma de pagamento pode ser à vista ou em parcelas, sendo que as prefeituras estabelecem um percentual de desconto em cima do IPTU que é pago à vista. Entretanto, o valor de desconto é variável, e embora algumas cidades ofereçam até 10% de desconto, outras cidades oferecem 5%, devendo ser avaliado pelo indivíduo qual a melhor opção naquele momento.

Há casos onde o indivíduo não concorda com o valor cobrado ou com o valor venal usado como base. Nesse caso ele pode procurar a prefeitura de sua cidade e fazer uma reclamação formal, assim o valor é reavaliado e pode ser corrigido ou mantido.

Confira mais novidades sobre o tributo imobiliário:

Como Emitir a 2ª Via IPTU 2022

Quando a segunda via do IPTU é perdida ou não chega até a residência do indivíduo, é possível emitir uma segunda via, para evitar atrasos e multas, e até mesmo casos de inadimplência. Cada município conta uma forma de emissão da segunda via, mas de forma geral para emitir a segunda via é necessário:

  • Acessar o site da prefeitura de seu município;
  • Selecionar a opção de consulta do IPTU;
  • Selecionar a opção de solicitar a segunda via;
  • Preencher com os dados solicitados pelo site (como RG e CPF do proprietário, nome completo e endereço do imóvel).

Caso tenha dificuldades para achar essa opção no site da prefeitura de seu município, basta digitar na barra de pesquisa “Segunda via IPTU – (nome do seu município)”, e o site direto da consulta de segunda via irá aparecer.

Também é possível solicitar a segunda via comparecendo na prefeitura, portando documento com foto, e solicitar o envio da segunda via do carnê do IPTU.

Deixar uma resposta