O pagamento do IPTU 2024, deve ser pago obrigatoriamente todos os anos pelos brasileiros que possuem alguma propriedade imobiliária urbana, como casa, sala comercial, terreno, apartamento, ou qualquer outro imóvel em região urbana. O IPTU 2024 serve para pessoas físicas e jurídicas. Apesar de ser um imposto conhecido, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a como efetuar o pagamento IPTU 2024, como seu cálculo é feito e o que ocorre em caso de atraso no seu pagamento, vamos explicar tudo isso mais a frente.
Antes de explicar como funciona o pagamento do IPTU e seu funcionamento, vamos destacar quais são as pessoas que tem que pagar o imposto.
Conteúdo do Artigo
Pagamento do IPTU 2024
O objetivo principal do IPTU é o de obter recursos financeiros para o município, além de ser um meio de se controlar os preços das propriedades. O imposto é cobrado pelas prefeituras, cada cidade pode escolher quais serão os critérios de cobrança e o valor poderá variar dependendo do valor do imóvel do contribuinte.
O proprietário de um imóvel em área urbana será o responsável pelo pagamento do IPTU 2024, ele pode ser pessoa física ou jurídica. Caso a mesma pessoa seja proprietária de mais de um imóvel, mais de um imposto será pago, um cálculo será realizado para cada imóvel que o contribuinte tiver.
Caso o terreno não tenha um imóvel construído, o IPTU é substituído pelo pagamento do imposto territorial urbano, mesmo quem mora no interior tem imposto para pagar, no caso, ao invés de pagar o IPTU o contribuinte pagará o ITR (Imposto Territorial Rural).
Vários fatores influenciam no cálculo do IPTU, podemos citar:
- O tamanho do terreno;
- Localização;
- Área construída e;
- Tipo de acabamento.
- Veja também como ter direito a isenção IPTU 2024;
Essas informações são usadas para se fazer o cálculo, ela será multiplicada pelo valor da alíquota definida em cada município.
O IPTU chega em sua casa no início do ano, porém também pode ser consultado pela internet, no site da prefeitura de sua cidade ou da Secretaria de Fazenda do Município, além da consulta, é possível também emitir a sua 2ª via.
Uma dúvida frequente das pessoas é com relação a forma de pagamento. Afinal, vale mais a pena o pagamento à vista ou parcelado? Bem, isso vai depender de sua cidade, pois como já citado, cabe a ela definir como será cobrado o IPTU e assim, ela definirá também se pagamentos à vista terão desconto, e quanto será esse desconto.
Obviamente que se sua cidade oferecer desconto para pagamentos à vista, o recomendável é que se junte dinheiro durante o ano para que seja aproveitado desse desconto. Além do fato de não precisar ficar se preocupando em lembrar de pagar mês a mês como ocorre quando o pagamento é parcelado.
Apesar de valer a pena o pagamento a vista, é importante perceber que o IPTU chega no início do ano, época complicada, com muitas contas a pagar. Por isso checar antes se terá dinheiro suficiente para o pagamento a vista é um passo a ser tomado.
Pagamento do IPTU 2024 Atrasado
O pagamento em atraso do IPTU gera uma multa, ela é calculada também de acordo com o que for determinado por cada município. É importante que essa dívida seja paga o mais depressa possível, pois o valor a ser pago após muito tempo de atraso é considerável.
Ao deixar de pagar o tributo, o proprietário do veículo automaticamente entrará na dívida ativa.
A dívida ativa é aquela onde contribuintes estão devendo o IPTU de anos anteriores, como o valor da multa se torna muito alto, por vezes as pessoas preferem não fazer o seu pagamento. Algo muito ruim para a arrecadação dos municípios.
Nesse cenário, algumas cidades oferecem um acordo onde o contribuinte conseguirá descontos para pagar seu IPTU atrasado. Uma via de mão dupla onde a prefeitura consegue arrecadar dinheiro e o contribuinte consegue pagar sua dívida.
Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!
Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares tomem conhecimento a respeito do pagamento do IPTU 2024.